Estilos de decoração fáceis de aplicar: confira essas dicas
Anúncios
A arte de decorar espaços pode ser uma forma poderosa de expressar personalidade e criar ambientes acolhedores.
Para muitos, a tarefa pode parecer desafiadora, mas existem estilos de decoração não apenas atrativos visualmente, mas que são bem mais fáceis de aplicar.
Elas se destacam pela simplicidade e versatilidade na aplicação, desde os detalhes em acessórios, onde até mesmo móveis e texturas singulares.
Continue lendo para saber mais sobre os estilos de decoração fáceis de aplicar!
1- Estilo minimalista
A premissa desse estilo é “menos é mais”, já que, ela é baseada no uso de poucos elementos na composição do ambiente, tornando-se um dos estilos de decoração fáceis de aplicar.
Ou seja, a ideia é utilizar apenas o necessário para que os espaços pareçam amplos em locais nos quais prevaleça a funcionalidade.
E para isso, a melhor opção é utilizar móveis multifuncionais, do mesmo modo que os móveis planejados são indicados para uma decoração minimalista.
Já que eles conseguem otimizar todos os espaços da casa, visando a praticidade para os moradores.
Assim, os móveis são baixos, elegantes e simples. As cores neutras predominam, e para criar esse estilo, utiliza-se poucos objetos decorativos.
2- Boho-chic
O estilo Boho Chic é uma mistura de elementos boêmios, étnicos e vintage. Na prática, a estética incorpora elementos vibrantes.
Assim, é interessante combinar diferentes texturas e criar uma atmosfera acolhedora e descontraída.
Também conhecido como boho, o termo se repete aos costumes boêmios, com um estilo de vida artístico, não convencional e livre.
E ele inclui diversas influências étnicas, hippies e vintage, e algumas peças incluem uma variedade de artesanatos.
Desse modo, os móveis antigos ou restaurados, assim como as almofadas coloridas, também são características.
Para o uso dos móveis antigos, é preciso decidir se a escolha certa é utilizar formas de restauração viáveis, sem que danifique a peça.
Agora se você quer manter o estilo moderno, a realização de uma pintura ou um novo acabamento é uma boa alternativa.
3- Estilo industrial
Entre os estilos de decoração fáceis de aplicar, também temos o industrial.
Esse é um dos estilos de decoração que mais tem feito sucesso, com suas características marcantes de tubulação aparente, concreto, madeira, metal e vigas expostas.
A ideia é criar um clima de armazém ou galpão, e por isso, o pé direito do ambiente costuma ser mais alto que o comum. Mas você pode adaptá-lo em qualquer lugar.
Inclusive, as luminárias costumam ser de cobre ou alumínio. Mas paredes de tijolo aparente ou com um revestimento de cimento queimado são sua marca registrada.
4- Estilo Retrô
Para aqueles que buscam uma decoração mais autêntica, e ao mesmo tempo, que seja também aconchegante, o Retrô é a melhor opção.
Ela foi pensada para ser uma releitura do passado, sendo principalmente sobre as décadas de 1950, 60, 70 e 80.
Assim, esse estilo de decoração aproveita o design de épocas anteriores, ao mesmo tempo, com as novas tecnologias e materiais atuais.
Ou seja, uma decoração que preza por peças atuais, mas sendo inspirada no que já passou.
- Placas decorativas;
- Móveis com pés de palito;
- Peças com cores vibrantes;
- Papel de parede floral ou geométrico;
- Luminária de chão;
- Varal de luzes;
- Itens de memória afetiva.
5- Decoração Japandi
A decoração Japandi, se dá pela conjunção entre o estilo escandinavo e japonês. Ela surgiu durante a pandemia após as pessoas mudarem seu estilo de vida.
Dessa forma, a decoração busca uma maior sensação de conforto e aconchego, sendo delicada e elegante.
Justamente por isso, ela busca agregar a sensação de bem-estar a sua casa e a sua vida. Além de ser uma ótima ideia de decoração, ela é um estilo de vida.
As principais características da decoração japandi são:
- Cores sóbrias e/ou claras;
- Poucos elementos, o que, inclusive, remete ao minimalismo;
- Formas e linhas simples;
- Simplicidade nas linhas e formas;
- Uso de materiais mais naturais e rústicos.
6- Estilo contemporâneo
A simplicidade é uma definição exata do estilo contemporâneo, e é uma alternativa para aqueles que consideram exaustiva a rotina de casa.
Sendo assim, buscando apenas aquilo que é essencial para o conforto da sua casa, o contemporâneo é a herança do movimento modernista.
A revolução cultural que influenciou tanto as artes quanto o design, traz a busca por linhas puras que conversam com uma estética minimalista.
Ele absorve esse conceito e inclui uma nova perspectiva, que é a personalização do espaço.
Com ele, as linhas retas se misturam com as sinuosas na composição e os acessórios surgem como pontos focais para criar ambientes únicos.
7- Cottagecore
Chegando ao fim dos estilos de decoração fáceis de aplicar, chega o estilo cottagecore, que é inspirado na vida do campo e na estética rural, sendo uma forte tendência.
Ele traz a sensação de um refúgio bucólico, de forma centralizada em valores como simplicidade, natureza e uma vida mais tranquila.
O termo cottagecore é uma combinação de cottage(casa do campo) e core(núcleo, essência da vida do campo).
Portanto, na decoração, é interessante a utilização dos tons suaves e terrosos, móveis de madeira desgastada e tecidos florais, ideais para a transmissão da natureza.
O uso de materiais naturais é a característica mais marcante, sendo também interessante adicionar elementos como flores secas, cestas de vime e velas para a criação de uma atmosfera campestre.
Viu os estilos de decoração fáceis de aplicar? Aproveite agora que você já aprendeu e aplique na sua casa também!
Utilize as dicas, de acordo com o seu gosto, com o estilo que você mais gosta para decorar seu espaço da melhor maneira.
Esperamos que você tenha gostado do conteúdo, continue acompanhando o site para saber mais e leia também nosso conteúdo sobre como fazer um cantinho de café!