Carregando...

Anúncios

A cultura oriental é uma das mais bonitas, e quando o assunto é decoração, eles não ficam para trás. A decoração oriental reúne beleza, praticidade e tranquilidade em um único ambiente, esbanjando harmonia.

Esse estilo de decoração é inspirado na grande maioria pelo Japão e China, mas também possui influências da Índia, Egito, Tailândia, Turquia e Malásia.

Além da vasta variedade de decorações, ao adquirir esse estilo para a sua casa, você estará trazendo também o minimalismo que é regra no oriente médio.

Então, se você gosta da cultura oriental e quer trazer essas referências para a sua casa, continue lendo que vamos te explicar como!

Afinal, o que é o estilo oriental? 

O estilo oriental não é nenhum pouco parecido com o que estamos acostumados no Brasil ou em outros países do ocidente.

Uma decoração oriental é mais organizada, e o seu planejamento é pensado de forma mais ampla, permitindo que todos os ambientes tenham apenas o necessário.

Até mesmo os móveis são diferentes nesse estilo, sendo mais minimalistas. Além disso, o estilo oriental também traz uma certa conexão com a natureza.

Por conta dessa conexão, é muito mais comum ver materiais como pedras, madeira, papel ou até mesmo plantas em sua composição.

Inclusive, a arquitetura oriental é marcada por muita sofisticação e elegância, mas de forma delicada, fazendo com que se torne quase impossível a sobrecarga de um ambiente.

Em quais cômodos posso aplicar a decoração oriental? 

O estilo oriental, por conta da sua versatilidade e amplitude, acaba se tornando muito fácil de ser aplicado nos ambientes.

E para isso, você não vai precisar ousar muito transformando o seu espaço completamente. Já que essa decoração é marcada pela simplicidade.

Aplicar a decoração oriental não é um passo muito difícil, e se você usar a sua criatividade, terá espaços lindos que vão te ajudar a harmonizar o ambiente.

Sala

A decoração de uma sala oriental, é formada por móveis baixos como cadeiras e mesas que facilitam a hora do chá, tão famosa dos orientais.

Receber visitas em sua sala decorada orientalmente será bem mais aconchegante e original do que o comum.

E obviamente, não podemos esquecer que esse estilo de decoração é bastante conhecido por sua beleza, então a estética conta bastante nesse estilo.

O uso de plantas na decoração de uma sala, é universal, mas aquelas que são mais vistas no oriente são as que utilizam a técnica do bonsai.

Não se esqueça também de que, no oriente médio, o uso de sapatos em casa é altamente rejeitado por diversos motivos. 

Por conta disso, se torna interessante a escolha de um local no hall de entrada para que se retire os sapatos e os deixe separado para usá-los somente na rua, como uma sapateira.

Quarto

Assim como na sala, o quarto também não vai precisar de toda uma renovação para conseguir ser decorado.

Sendo assim, é interessante que você use poucas mobílias para a decoração oriental, evitando que o ambiente fique sobrecarregado. 

Uma ideia boa também, é pensar no uso de camas japonesas, marcadas por sua baixa estatura e base de madeira.

Além disso, os quartos orientais são marcados por seu alto aconchego, já que muitos tapetes são usados para que a pessoa acorde se sentindo confortável.

Cozinha

Uma cozinha oriental é extremamente prática e organizada, é o lugar onde cada coisa está em seu devido lugar.

Para o revestimento, utiliza-se a madeira como principal material desse estilo. Você poderá escolher entre os tons, sendo os tons terrosos mais comuns.

Uma boa ideia para trazer mais ainda a essência da cultura oriental, é o investimento em móveis e acessórios de madeira e pedra.

Não se esqueça, o elemento que não pode faltar em uma cozinha oriental é uma chaleira, que representa o grande amor dos orientais pelo chá.

Saiba o que usar na decoração oriental 

Agora você sabe onde pode incorporar a decoração oriental na sua casa. Mas que tal conferir mais sobre os elementos que vão te ajudar a compor esse estilo? Confira a seguir! 

Equilíbrio nos elementos 

Os orientais, seguem à risca o uso do ying yang como equilíbrio para o universo, segundo eles, é ele que traz harmonia para o ambiente.

Além disso, o uso de pedras naturais, e outros materiais auxiliares na conexão com a natureza ajudam ainda mais a manter equilíbrio, tornando tudo agradável.

É interessante também, caso esteja disposto a trazer todos os elementos de uma decoração oriental, o uso de pequenas estátuas de Buda, pinturas asiáticas e divisores de shoji.

Eles são ótimos para alinhar o espaço, trazendo toda a essência do oriente para a sua realidade, transmitindo paz e boas vibrações.

Detalhes da decoração oriental com mesa e almofadas.

Cores da natureza

 Assim como já dissemos antes, a decoração oriental é representada por muitos elementos provindos da natureza. Portanto, quando se fala em paleta de cores, isso não é diferente.

Tons como creme, azul claro e cinza fazem grande parte dessa decoração, fazendo com que o cômodo fique mais elegante.

Mas além desses tons, é muito fácil encontrar em meio a decorações orientais tons de verde, azul, marrom e vermelho. Ou seja, que fazem referência à natureza e seus elementos. 

Elementos naturais

Os elementos naturais são de grande importância nesse estilo, já que são eles os responsáveis por trazer sensações como a tranquilidade de um ambiente oriental.

Dessa forma, eles são vistos em todos os âmbitos de uma decoração oriental, indo da base de uma cama, até mesmo ao uso da pedra para compor uma cozinha.

O uso de diversas plantas na decoração oriental também faz diferença, pois elas se tornam um grande destaque do ambiente.

Assim como o uso de materiais naturais como acabamento em espaços pode ser uma ótima opção, já que não necessitam de esconder a tonalidade original do material.

Almofadas e mantas  

Assim como já dissemos também, os orientais buscam muito pelo conforto, então uma ótima opção para deixar o seu ambiente mais aconchegante é usar almofadas e mantas.

As mantas serão úteis para te aquecer em dias frios, e além disso trarão uma estética linda ao seu ambiente.

Já as almofadas, podem ser usadas em dois cômodos como a sala de estar e o quarto, para criar uma atmosfera aconchegante.

O design oriental preza pela simplicidade, funcionalidade e uma vida tranquila e com boas vibrações.

Agora que você já sabe como aplicar a decoração oriental, que tal apostar nela para se deliciar com essa cultura na sua própria casa?

Se tiver gostado do nosso conteúdo, continue acessando o site para saber mais dicas de decoração e outras coisas mais!