Como montar um jardim pequeno: Dicas para criar um espaço lindo!
Anúncios
O jardim é um espaço que pode ser usado para mudar toda a estética de um lugar. Assim, muitas casas podem ganhar um novo rosto com um pequeno jardim com flores.
Então, é uma ótima ideia montar um jardim pequeno, para desenvolver o contato com a natureza em casa.
Além disso, os jardins são extremamente charmosos, e espaços menores costumam ser menos trabalhosos, sendo ótimos para pessoas com rotinas mais corridas.
Mas se você está em dúvida se deve criar um, devido ao orçamento curto e falta de espaço, é interessante que você saiba que, em espaços pequenos, o valor é menor.
Por isso, descubra agora como montar um jardim pequeno. Continue lendo que vamos te ensinar a deixá-lo lindo!
Passo a passo de como montar um jardim pequeno
Para montar o jardim, é necessário seguir alguns passos, e vamos te explicar quais são eles e quais suas funções.
Esse planejamento vai desde a escolha do espaço, até a decoração do jardim, e todos os passos devem ser feitos com atenção e cuidado.
Assim, continue lendo caso você queira saber o passo a passo de como montar um jardim pequeno!
Defina o seu espaço
O primeiro passo é a escolha do espaço, pensando o quanto do seu espaço está disponível para ter um jardim.
Caso queira aplicar um jardim em uma varanda de apartamento, uma ótima opção é usar tapetes de grama sintética, e vasos de plantas que vão dar a sensação de estar em um jardim.
Uma ótima ideia também para quem não tem uma varanda, é utilizar o espaço embaixo da escada para criar um jardim interno.
Para escolher um bom espaço, é necessário que você observe a quantidade de incidência solar, e se o lugar é seco ou úmido.
E quando você descobrir isso, pode começar a pensar em quais espécies de plantas se adequam melhor a esse espaço.
Escolha vasos ou um jardim vertical
Caso você não tenha um espaço com terra em casa, os vasos podem ser seus salvadores, já que em jardins pequenos, eles são os destaques.
Então, escolha vasos que combinem com o seu estilo, em lojas de jardinagem, existem diversos tipos de vasos, com cores, materiais e até mesmo desenhos diferentes.
Mas caso queira abusar da sua criatividade, compre um vaso branco e use tinta para pintá-lo do seu jeito, deixando-o personalizado.
Os recipientes devem ter tamanhos diferentes, apropriados para cada espécie de planta, desde as mais pequenas como suculentas, até as maiores como palmeiras.
Além disso, uma ótima opção para deixar o seu jardim pequeno ainda mais estiloso, é fazendo um jardim vertical.
Para os que têm menos espaço, o jardim vertical é uma ótima ideia, já que ocupa pouquíssimo espaço, usando apenas uma ou 2 paredes.
Você pode usar uma tela de aço, pallets de madeira ou até mesmo módulos especiais, instalados na parede.
O importante nesse caso, é selecionar as espécies perfeitas para cada espaço, verificando a luz, umidade e espaço.
Selecione as espécies de plantas
Um dos passos mais divertidos de montar um jardim, é a escolha das espécies de plantas, já que existem diferentes tipos, e você pode escolher as que mais combinam com a sua casa.
Em ambientes menores, é indicado que você escolha plantas menores, que não ocupem tanto espaço.
Além disso, uma ótima opção também é comprar mudas de plantas, já que elas possuem um preço menor, sendo ótimo para quem busca economizar.
Algumas espécies podem ser boas por não crescerem muito, sendo elas:
- Filodendros;
- Lírio da paz;
- Echeveria;
- Moreia bicolor;
- Violeta
- Dinheiro-em-penca.
As ervas também podem ser usadas no seu jardim, sendo úteis na cozinha e de baixo custo!
Se o jardim for interno, escolha plantas como antúrio, begônia, mini cacto, orquídeas e ráfis, que não necessitam de tanta exposição solar.
Faça uma bela decoração
Para a decoração do jardim, lembre-se de que ele deve ser aconchegante, bonito e funcional, por isso, decore-o com sabedoria.
Uma ótima ideia é usar o seu estilo aplicado também no jardim, em forma de decoração, podendo ser feito de forma personalizada ou até mesmo comprada em lojas.
Usar pedras decorativas também é uma boa opção, já que elas podem ser reaproveitadas em diversos vasos.
Do mesmo modo, para entrar mais no meio da sustentabilidade, é interessante reciclar materiais e fazer decorações manualmente com esses materiais.
Você pode usar sua criatividade para criar peças únicas, com materiais que iam ser jogados fora, acumulando lixo.
Uma ótima ideia para quem tem um espaço um pouco maior, é usar bancos ou cadeiras para deixá-los junto ao jardim, para quando você quiser ter um contato com a natureza e relaxar.
Não se esqueça da manutenção
O último passo é um dos mais importantes: a manutenção do jardim. Depois de fazer todas as outras etapas, com o jardim pronto, basta apenas realizar manutenções.
Quando for realizá-las, tome cuidado, porque mesmo o espaço sendo pequeno, vai precisar de cuidados diários assim como qualquer outro.
Inclusive, a grama artificial é uma ótima opção, já que não terá necessidade de manutenções, bastando apenas usar água e uma vassoura para higienizá-la.
Jardins que você pode se inspirar
Agora você já sabe como montar um jardim pequeno, que tal ter ideias para inspiração?
Nos tempos atuais, os jardins têm ficado cada vez mais diversificados, com temas e estilos diferentes.
E existem alguns estilos que podem ser usados de inspiração, como o clássico, que possui formas geométricas e é bastante usado em projetos de paisagismo.
Já os jardins ingleses, que são conhecidos pela sua originalidade, possuem diversos elementos que ajudam visualmente, as plantas são mantidas em sua forma, sendo mais econômico.
Agora o assunto é sobre o jardim tropical, ele é conhecido pela sua informalidade, possuindo mais plantas nativas, e um gramado é obrigatório para manter sua aparência.
O jardim rochoso ou árido é o jardim de plantas secas, como as suculentas, xerófitas e cactos. Nesse estilo de jardim são usadas pedras e areia para complementar a estética árida.
Mas o jardim japonês possui elementos que estão de acordo com a filosofia oriental, então é comum que você veja, pedras, água, pontes, lamparinas de pedra, bambu, bonsais e carpas.
Esses itens são parte da cultura japonesa, e são praticamente obrigatórios em jardins inspirados no estilo.
Já o jardim especial, tem ganhado força nos últimos anos, ele é uma iniciativa de inclusão no mundo da jardinagem para pessoas com necessidades especiais.
Esse é um jardim que possui muitos sentidos sensoriais, como o tato, visão, audição, olfato, e talvez até mesmo o paladar.
Acompanhou nossas dicas de como montar um jardim pequeno? Desenvolver o hábito de jardinagem é excelente para a melhora da qualidade de vida, logo, aposte nisso.
Esperamos que você tenha gostado do nosso conteúdo, continue acessando o site para receber mais dicas como essas!